Artigos

Quais serão as principais tendências do mercado de rastreamento em 2021?

Ao longo dos últimos anos, percebemos um crescimento significativo do mercado de rastreamento aqui no Brasil. Isso se deu, principalmente, devido ao aumento de roubos e furtos, onde muitas centrais de rastreamento se viram na necessidade de investir e oferecer produtos que pudessem não só realizar monitoramento e gestão de veículos e cargas, mas também proporcionar segurança com um custo mais baixo se comparado com a contratação de um seguro auto.

Segundo o último levantamento realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2018 o Brasil contava com uma frota de mais de 98 milhões de veículos. Com a queda gradativa dos custos do rastreador e da conectividadejá é possível encontrar soluções cada vez mais acessíveis, com a mesma eficiência na prestação de serviços e com um atendimento mais próximo do consumidor.

Durante o ano de 2020, percebemos que diversas empresas tiveram que sair da zona de conforto e se adaptar com a nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19. No setor de rastreamento não foi diferente, houve um momento de instabilidade no começo das restrições de circulação nas estradas, porém aos poucos esse cenário foi mudando com os serviços de entregas e logística – que já vinham numa crescente no país – retomando rapidamente, beneficiando os players de rastreamento e a economia.

Em 2021, as expectativas não são tão positivas, mas que refletem positivamente no setor. Isso porque tudo indica que com o aumento do número de pessoas fora do mercado de trabalho, a criminalidade poderá contribuir com os índices de furtos e roubos. A preocupação em buscar por alternativa para garantir a integridade patrimonial será algo essencial tanto para quem possui veículos particulares como também para as frotas de transportes.

Diante disso, as soluções de segurança disruptivas como as tecnologias 4G, NB IoT e CatM ocuparão um lugar de destaque. A tendência é que as empresas especializadas vejam essa evolução do setor e invistam em tecnologias alternativas que busquem aumento de performance e redução de custo.

Enfim, eu posso dizer com toda certeza, que é em momentos como esse que podemos encontrar grandes oportunidades. A inovação tecnológica é importante para esse segmento visando o aumento contínuo nos índices de recuperação. A nós, atuantes do mercado, vale ficarmos de olho nessas tendências para garantirmos ao mercado as melhores ferramentas no combate ao crime e na redução do custo logístico.

Por: André Saliba, Diretor Comercial da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página