Peugeot 5008 é o SUV menos depreciado do semestre com apenas 0,59% em queda. Ford EcoSport tem a maior depreciação, com 13,57%
Carros ainda são o objeto de desejo de muitos brasileiros. Com mais visibilidade, maior sensação de segurança e pneus resistentes, a categoria de SUVs é uma das mais almejadas. Para auxiliar em decisões assertivas, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, fez uma análise dos SUVs que menos e mais perderam valor no primeiro semestre do ano, baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano, e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.
O estudo apresenta o Peugeot 5008 como o SUV menos depreciado do semestre, com 0,59%, uma grande vantagem frente aos outros modelos. Com uma taxa maior, o 2º lugar fica com o Volvo XC60, que depreciou 2,72%. A Toyota SW4 garante seu lugar entre os cinco que menor perderam valor com 3,60%. Já a Volvo aparece novamente na 4ª posição, com o XC40, trazendo uma queda de 3,60% do seu valor original. Fechando o TOP 5, a campeã retorna ao ranking com o Peugeot 3008, apresentando uma depreciação de 4,01%.
Quanto aos SUVs que mais depreciaram no semestre, o Ford EcoSport ocupa o último lugar no estudo com 13,57% de queda do seu valor original. Em penúltimo lugar, o JAC T50 aparece no ranking com uma queda de 13,25% em seu preço.
Veja o ranking completa com os modelos SUVs de menores e maiores taxas de depreciação dos seis primeiros meses de 2019:
MARCA/MODELO | Depreciação:Jan/19 a Jun/19 |
Peugeot 5008 | -0,59% |
Volvo XC60 | -2,72% |
Toyota SW4 | -3,60% |
Volvo XC40 | -3,80% |
Peugeot 3008 | -4,01% |
Chevrolet Tracker | -4,06% |
Citroen C4 Cactus | -4,50% |
Lifan X80 | -4,52% |
Lifan X60 | -4,90% |
Honda HR-V | -5,04% |
Hyundai ix35 | -6,08% |
Ford Edge | -6,33% |
Honda WR-V | -6,55% |
Caoa Chery Tiggo 2 | -6,70% |
Nissan Kicks | -7,00% |
Suzuki Jimny | -7,33% |
Mitsubishi ASX | -7,44% |
Mitsubishi Eclipse Cross | -7,46% |
Renault Captur | -7,55% |
Caoa Chery Tiggo 5X | -7,63% |
JAC T40 | -7,85% |
Peugeot 2008 | -7,93% |
Suzuki Vitara | -8,06% |
Jeep Renegade | -8,27% |
Kia Sportage | -8,27% |
Mercedes-Benz GLA | -8,33% |
Lexus NX300h | -9,00% |
Jeep Compass | -9,19% |
Chevrolet Equinox | -9,42% |
Hyundai Creta | -9,69% |
JAC T80 | -10,27% |
Hyundai New Tucson | -10,57% |
Chevrolet Trailblazer | -12,10% |
Suzuki S-Cross | -12,26% |
JAC T50 | -13,25% |
Ford EcoSport | -13,57% |
Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação por modelo, levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, conforme seu volume de vendas. A depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que apresenta o preço de troca de um carro levando em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
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